Caffè Florian – Tiramisù

Em Veneza na piazza  san marco fica localizada a mais antiga casa de café em operação continua no mundo. Funcionando desde 1720 o Café Florian é um ponto turístico, que para muitos, passa despercebido.

By Victor Pina Schmidt.

Quando fui a Veneza almocei nele, foi uma experiência única na vida, com a vista da piazza ao fundo, um delicioso lanche no prato e musica ao vivo com piano e violino.  Vou falar que estava muito quente e não tomei café, e sim um copo de tônica.  Mesmo assim sai de Veneza com isso marcado para sempre em minha mente afinal comi no mesmo local onde:  Lord Byron, Marcel Proust, Charles Dickens, Casanova e Goethe tomavam seus cafés.

By Victor Pina Schmidt

Piazza San Marco - Veneza

O Café também tem uma  filial em Firenze mas o de Veneza é o original.

By Victor Pina Schmidt

Lanche do Caffè Florian

O lanche que comi lá era a base de salmão defumado e com um pouco de ovas para enfeitar, simples e delicioso. Na minha versão caseira eu coloco um pouco de maionese temperada com endro (Anethum graveolens) e mostarda para dar uma incrementada.

Com o assunto café pensei que alem do lanche poderia falar de um doce, algo gostoso para se comer acompanhado de um capuchinho. Quando penso em doce/sobremesa e café vem em mente o Tiramisù.  Essa sobremesa tipicamente italiana que reúne junto ao café um queijo de origem lombarda o Mascarpone e os biscoitos Savoiardi (bolachas champanhe).

O Tiramisù é um prato que é cercado de lendas sobre suas origens, na verdade eu achei umas 4  hsiotorias totalmente diferentes explicando elas. A que eu acho mais legal é a lenda que o prato surgiu em um restaurante no treviso (região do Veneto) e que seu nome vem porque ajudava a reerguer os boêmios saídos da ressaca.

Seu preparo é muito fácil leva no máximo 5 minutos e tem um resultado maravilhoso. Aqui no Brasil temos o problema de não termos acesso a um bom mascarpone, então eu faço uma improvisação processando  partes iguais de queijo cottage e creme de leite.

Vamos aos ingredientes:

6 gemas

6 claras em neve

400g de bolachas champanhe (Savoiardi)

120 g açúcar

500g mascarpone

cacau em pó para cobrir

Café forte adoçado a gosto para molhar as bolachas

A preparação é simples, primeiro bate-se as gemas e o açúcar até que fiquem homogeneizadas em um creme bem claro. Adiciona-se então o mascarpone e após uma boa batida as claras em neve.

Feito o creme se monta o Tiramisù colocando uma camada de bolachas embebidas no café, uma acompanhadas de uma camada de creme e uma de cacau. Repita isso mais uma vez, deixe esfriar na geladeira e sirva.

Gosto de colocar um pouco de grappa ou de rum no café para dar um sabor.

Anúncios
Categorias: Pratos Típicos, sobremesas | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: