Casonsèi – La pasta in mio cuore

Quando penso em festas com a família ou nas visitas que fiz a parentes na região de Bergamo, um prato que sempre vem a mente são os casonsèi. É um prato gostoso de se ver preparando e que para mim gera uma alegria só de ver a panela chegando a mesa.

Prato de casonsei (by VPS)

Como o titulo do post diz, essa é a massa que está no meu coração. Por todos os momentos maravilhosos e alegres que eu vivi  que tinham no cardápio cansonsei. Não só comer mas a própria preparação da massa e do prato  já remetem a momentos de alegria.

Feitos com massa fresca e tradicionalmente recheados com carne e especiarias, os casonsei são a massa mais conhecida da região de Bergamo e uma das massas mais apreciadas por quem visita Bergamo. Junto com a polenta são pratos de origem humildes, que com o tempo ganharam uma lugar de destaque na culinária italiana.

Os CASONCELLI (casonsèi no dialeto Bergamasco) foram criados pelas pessoas com menor renda para aproveitar as sobras das carnes nas cozinhas. Em tempos de crise contam os mais velhos que a carne era tirada e os cansosei eram recheados apenas com pão, queijo e especiarias. Os registros mostram que eles saíram das cozinhas mais pobres e entraram para os grandes salões em meados do sec. XIX e desde então figura como um símbolo Bergamasco. Seu nome vem do seu formato que lembra vagamente o formato dos sapatos de panos usados antigamente naquela região.

A maneira mais tradicional de comê-lo é como primeiro prato servido apenas com queijo ralado e manteiga derretida com salvia, pode parecer simples, mas o resultado é divino.

Minha prima Rosalba fazendo casonsei (by vps)

Como a maioria dos pratos mais tradicionais cada pessoa tem uma receita, passada de geração em geração e guardada a sete chaves. Já provei variações servidas com castanha portuguesa no recheio e também com e sem amarreti, mas para mim a receita que minha nona fazia  não tem igual.

Segue a receita:

Para a massa:

Farinha branca para massa 1 kg
3 ovos inteiros
Água

O preparo é fácil, coloque a farinha em um montinho, faça um furinho no meio com a mão e coloque os 3 ovos e um pouco de água. Com cuidado pegue a farinha de fora e coloque ara dentro. Coloque mais água até a massa ficar firme e homogênea.

Sove muito bem e abra ela até a menor espessura que você conseguir, casoncelli não podem ter a massa grossa. Eu uso uma maquina de abrir massa manual e abro até a ultima medida possivel na maquina.

Para o recheio

Farinha de rosca 250 gr.
2 ovos
Grana padano 150 gr.
Salame, lingüiça fresca, copa ou carne de porco moída e temperada a gosto  300 gr.
Carne moída cozida temperada a gosto 200 gr
Amaretto ½  cálice
Especiaria a gosto (noz moscada, canela, pimenta branca e do reino, gengibre em pó, páprica)

Alho e salsinha

1 tablete de caldo de carne (tipo maggi ou knorr)

50 gr de Manteiga derretida.

Para preparar o recheio misture todos os ingredientes numa travessa. Para dar a liga dissolva o caldo em água quente e adicione até estar no ponto para ser modelado em bolinhas

Coloquei na receita  especiarias a gosto porque cada um tempera do jeito que mais agradar, uns gostam mais forte outros gostam mais fraco. Se desejar pode adicionar também uvas passar e pêra ao recheio (eu nunca coloco)

Preparo final

Corte a massa com um copo e coloque o recheio no meio,  pincele as bordas com gema de ovo  dobre e com a ajuda de um garfo feche bem. Outra forma é cortar em discos de 6/8 cm e colocar um disco sobre o outro com o recheio no meio.

Cozinhe em água abundante (eu coloco um caldo dentro pra dar mais sabor), quando a massa boiar ela esta cozida,  pode escorrer um a um e colocar num grande tigela

Depois de escorrer a massa, numa panelinha coloque 250g de manteiga sem sal e folhas de salvia fresca. A manteiga ira espumar, quando essa espuma sumir e a manteiga ficar marrom está pronto (se você quiser pode colocar pancetta junto). Coloque queijo grana padano ralado sobre os casonsèi e derrame a manteiga por cima. Se preferir em vez de montar tudo numa grande tigela pode colocar ele em pratos fundos e colocar o queijo e a manteiga individualmente.

Essa receita dá trabalho e normalmente preparo a massa em um dia, coloco protegida por papel vegetal na geladeira ou no congelador e cozinho no dia seguinte.  Mas se bem feita eu garanto que não existe massa mais saborosa.

Anúncios
Categorias: Pratos Típicos | Tags: , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Casonsèi – La pasta in mio cuore

  1. Puppy

    Hum…já to com água na boca!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: