Crostata ai mirtilli

Uma típica refeição italiana é um ritual prazeroso, ele é composto por etapas e a pressa não faz parte dele em nenhum memento.  Não é apenas devorar rapidamente todas as comidas possíveis e pronto, existe um cadenciamento, um ritmo, que nos leva a extrair daquele memento o melhor possível. Como num bom filme tudo termia com um delicioso momento de alegria, os doces acompanhados de um café e uma grappa ( ou limoncello, ou amareto, ou qualquer coisa que tenha mais de 40% de álcool)

Crostata (by Victor Pina Schmidt)

Vamos então detalhar as etapas. Primeiro temos os antipasti, que pode ser algum salame, bresaola, presunto com melão, tomates recheados, Bruschette e outras pequenas coisas para abrir o apetite.

Seguindo temos o primeiro prato esse normalmente é uma massa ou um risotto,  meu preferido e os mais tradicionais são os casonsei , uma massa recheado com carne ou pão e queijo, algo como um ravioli anabolizado.

Então temos o ápice da refeição que é o segundo prato acompanhado da polenta. O segundo prato é quando servem as carnes cuidadosamente preparadas, é o momento que se como com mais fartura. Um clássico bergamasco que eu gosto muito é o  Codeghí, um salame cozido muito bem temperado.

Finalmente temos a sobremesa para encerrar a refeição, temos pratos como TORTA DEL DONIZET, CROSTATA e TORTA SMAIASA que finalizam com chave de ouro o ritual. Frutas também fazem parte da sobremesa entrando em  doces ou puras. Minhas frutas preferidas no verão da  Itália são mirtillio e cerejas (durone que são cerejas maiores).

No verão elas crescem em bosques ou nos quintais das casas,  são frescas, suculentas e doces, o sabor é diferente das cerejas e mirtillios importados do Chile que comemos aqui e que são acidas e insossa. Segundo minha Zia fala comer Mirtilli ajuda a evitar problemas nos olhos e em inúmeras outras partes do corpo. Encontrei estudos que dizem a mesma coisa e que dizem que eles são anti cancerígenos.

mirtilo, também conhecido como uva-do-monte ou arando (By VPS)

Vou mostrar hoje uma receita me massa de crostata, que depois podem ser recheada com geléia ou coberta com creme e frutas.

Ingredientes:

400 gr farinha
200 gr margarina gelada
200 gr açúcar
2 ovos
raspas de1/2  limão siciliano
pitada de sal

Preparo:

Mistura todos os ingredientes secos, depois adicione os ovos e a margarina ainda gelada, Amasse bem tudo com a mão até a massa ficar homogênea.

Coloque numa forma untada e com as mãos espalhe a massa pelo fundo e bordas da assadeira.  Faça pequenos furos com um garfo para a massa não estufas e asse por 15min a 180º C . Retire do forno cubra com a geléia  e ou as frutas e asse por mais 10 min.

Deixe esfriar para servir, fica muito bom com geléia de mirtilli e coberta com mirtilli frescos decorados com açúcar bem fininho.

Outra forma de comer mirtilli que é maravilhosa e cobrir-los com uma mistura de 1/2 creme de leite, 1/2 yougurt natural bem datido e adoçado, na minha opinião o melhor café da manhã que existe.

Nos próximos post vou detalhar mais como uma agradável refeição italiana é complementada por diversos acompanhamentos.

Anúncios
Categorias: Pratos Típicos | Tags: , , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Crostata ai mirtilli

  1. Jéssica Caroline Machado

    Amor, parabéns pelo post… ta ficando ótimo seu blog e logo mais receberá um monte de visitas !!!
    hum…. adoro essa frutinha aí, tem um gosto bem diferente… rs Beijos amo sempre vc, amor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: