Bergomum

Muralha de Bergamo

Porta San Lorenzo/Porta Garibaldi

Como a meu ver a culinária de uma região é ligada a sua historia e cultura, vou primeiramente fazer um pequeno relato sobre a historia da Cidade e da província de Bergamo.

Uma coisa que eu acho muito interessante nas pessoas daquela região é que eles têm uma cultura regional muito forte, e já escutei de muitos deles a frase “sou primeiro Bergamasco, depois italiano”.

Bergamo que foi fundada pelos Celtas com o nome de Barra  foi incorporada pelo império romano apenas em 49 a.c. quando ficou conhecida pelo seu nome em latim Bergomum. Com a queda do império romano Bergamo foi saqueada, e depois invadida pelos Logonbardos que tornam Bergamo num ducado.  Os  francos dominam a região em 774 A.D. depois de 200 anos de domínio bárbaro. Nessa época Bergamo trava inúmeras batalhas por territórios com sua vizinha Brescia. No século XIII Bergamo e tomada pelos Viscondes de Milão que iniciam a construção de suas famosas muralhas na cidade alta (foto no header do meu blog).

Veneza anexa Bergamo a sua republica  em 1428, reconstrói a cidade destruída por inúmeras invasões e guerras e reforça suas muralhas.  O domínio dos venezianos continua até o século XVIII com a intervenção de Napoleão e surgimento da breve Republica Bermasca ( durou somente 8 meses).  Segui-se a isso um período de domínio francês e austríaco, onde se deu inicio a industrialização da região.

Bergamo faz parte da unificação da Itália colaborando com a expedição dos Mille de Giuseppe Garibaldi  (vem daí o tag “Città dei Mille”). Desde 1860 bergamo faz parte do Reio na Itália (posteriormente republica Italiana).

Observa-se com esse breve relato como Bergamo desenvolveu uma identidade muito forte e com influencias distintas a de outras regiões . Daí sua característica como uma província com vida própria e uma gastronomia diferente a de outras regiões italianas.

Anúncios
Categorias: história | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: